22º Prêmio de Ciência e Tecnologia é concedido em Guarapuava 29/10/2008 - 14:40

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Ciência e Tecnologia (SETI), concedeu nesta terça-feira, 28, o 22º Prêmio de Ciência e Tecnologia, que neste ano contemplou as áreas de Ciências Sociais e Humanas e Ciências Agrárias. A cerimônia de premiação aconteceu durante o 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, em Guarapuava.
Foram premiados dois pesquisadores extensionistas, dois professores pesquisadores e dois alunos de graduação. Na nova categoria, instituída em 2008, a de Inventor Independente, houve um premiado, Silvio Sepka Moreira, com o invento “Produção de Madeira da Grimpa do Pinheiro” e uma menção honrosa para Nielson Infante Vieira, com o invento “Usina hidroelétrica marinha”.
Para Vinícius Gonçalves Vidigal, premiado na categoria Estudante de Curso de Graduação, o prêmio tem uma importância muito grande: “Ele é um grande estímulo para continuar nas atividades de pesquisa”. Vinícius cursa ciências econômicas na UEM e faz parte de um grupo de pesquisa sobre arranjos produtivos locais, que estuda a aglomeração de micro e pequenas empresas no Paraná focadas nas atividades tradicionais, que mais geram emprego no estado.
Os pesquisadores extensionistas e professores pesquisadores premiados receberão um valor equivalente a uma vez e meia o valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo gratificação de incentivo à titularidade de doutor, destinado a custear a participação em evento científico internacional de livre escolha.
Os estudantes de graduação premiados vão receber um valor destinado a custear a participação em evento científico ou curso de aperfeiçoamento, ou aquisição de equipamentos e materiais. O inventor independente premiado receberá um valor destinado à melhoria do invento ou criação e registro de patente ou outra forma de proteção de propriedade intelectual.
Confira a lista de vencedores:
Categoria: Pesquisador – Extensionista / Ciências Sociais e Humanas
1.º lugar: Ana Cleide Chiarotti / UEL