21º Prêmio de Ciência e Tecnologia inclui a extensão tecnológica 09/07/2007 - 17:30

09/07/2007
Pesquisadores extensionistas e estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa paranaenses das áreas das Ciências Exatas e da Terra e da Saúde também poderão concorrer ao 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Estas são as principais novidades do Prêmio de C&T, concedido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) como reconhecimento e estímulo a pesquisadores paranaenses que prestam relevantes contribuições aos campos da ciência e da tecnologia. Antes, o prêmio era concedido apenas aos cientistas pesquisadores, que continuam concorrendo normalmente na categoria profissional.
A Secretaria considerou que os pesquisadores extensionistas também realizam importante trabalho junto à comunidade, “possibilitando a resolução de gargalos tecnológicos detectados durante seus estudos e pesquisas”, conforme a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza. De acordo com a definição do Ministério de Ciência e Tecnologia, “considera-se a extensão tecnológica como um conjunto de ações que levem à identificação, à absorção e à implementação de tecnologias, mesmo aquelas conhecidas e estabelecidas”. Quanto aos estudantes, categoria que está sendo retomada neste ano, a Secretaria entendeu que a produção científica elaborada por eles dentro das universidades e institutos de pesquisa é hoje reconhecida no país todo e principalmente porque eles serão os cientistas do futuro.
O 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia será lançado oficialmente no segundo semestre deste ano e a premiação deverá ocorrer durante a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, em Curitiba. Além de diploma, os vencedores do prêmio receberão o equivalente a uma vez e meia do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Paraná, destinado a custear evento científico internacional de livre escolha dos vencedores.
Poderão concorrer ao prêmio pesquisadores cientistas, pesquisadores extensionistas e estudantes indicados por institutos de pesquisa, departamentos e coordenações de curso de instituições de ensino superior, entidades de classe, empresas públicas e privadas e outras entidades congêneres, bem como por pesquisadores de renome. As indicações deverão ser acompanhadas de currículo Lattes documentado. Os candidatos serão julgados por uma comissão composta de cinco pesquisadores de cada uma das áreas definidas, escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti.