Universidades estaduais ajustam calendários acadêmicos e retomam ano letivo de 2023

28/06/2023
As universidades estaduais do Paraná ajustaram os calendários acadêmicos em relação ao ano civil. Por causa da pandemia do coronavírus, as instituições implementar a modalidade de ensino remoto para as disciplinas teóricas e suspender parte das aulas práticas e laboratoriais na época. Isso provocou alterações nos calendários causando um descompasso. A maioria retoma nos próximos dias o calendário de 2023. A UEL está finalizando o ano letivo de 2022. A UEM iniciou nesta segunda-feira o ano letivo de 2023. São 15.299 alunos entre presencial e EaD e 3.445 calouros da instituição. A UEM já abriu o prazo de inscrições para o Vestibular de Inverno, que encerra no dia 10 de julho. As provas acontecem em 27 de agosto. A Unioeste começa o ano letivo de 2023 no dia 7 de agosto, com previsão de término em junho de 2024. A universidade ainda não publicou o edital para o próximo vestibular. Os estudantes da UEPG já desenvolvem atividades de 2023. As aulas do segundo semestre começam dia 14 de agosto. A Universidade tem o prazo para inscrições do vestibular 2024 previsto para o período de 1º de setembro a 5 de outubro, com provas em 26 de novembro. Na Unicentro também já estão sendo desenvolvidas atividades acadêmicas de 2023 e o segundo semestre, assim como a UEPG, começa no dia 14. As inscrições para o vestibular para 2024 estão agendadas para 14 de agosto a 5 de setembro, com provas previstas para 15 de outubro. O início das aulas do segundo semestre letivo de 2023 na Unespar acontece em sete de agosto e na Uenp em 21 de agosto. Em ambas as universidades ainda não há divulgação da data para os próximos vestibulares. (Reportagem: Mônica Iurk | Narração: Gustavo Vaz)