Universidades estaduais abrem inscrições para especializações, mestrados e doutorados

31/08/2023
As universidades estaduais de Maringá, de Ponta Grossa, do Oeste do Paraná, do Centro-Oeste, Norte do Paraná e do Paraná estão com mais de 430 vagas abertas para a pós-graduação. Os cursos de especialização, mestrado e doutorado contemplam as áreas de Administração; Agronomia; Ambientes Litorâneos e Insulares; Cinema e Artes do Vídeo; Educação; Ensino da Língua Portuguesa; História; e Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Os cursos de especialização e de mestrado são destinados para alunos que concluíram a graduação ou estão no último semestre do curso. Para entrar nos programas de doutorado é preciso ter concluído ou estar finalizando o mestrado. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de fazer pesquisas científicas e aprofundar estudos na área de formação. O Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. São 23 vagas para o curso de mestrado e 17 vagas para o doutorado. Dois cursos de doutorado e um de mestrado da UEPG estão com inscrições abertas. São 27 vagas para o curso de mestrado e 20 vagas para o doutorado. O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, do câmpus de Foz do Iguaçu da Unioeste, está com o processo de seleção aberto. As inscrições vão até o dia 25 de setembro. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro oferece 30 vagas para o curso de mestrado e 13 vagas para o doutorado. A universidade está com o processo seletivo aberto para ingresso no curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, na modalidade de Educação a Distância. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 8 de setembro. A Unespar está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado. O Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares, câmpus de Paranaguá, está com inscrições abertas até 16 de outubro. O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, câmpus Curitiba II, está com inscrições abertas até 19 de setembro para o processo seletivo da turma de 2024, com 20 vagas em duas linhas de pesquisa. A UEM, UEPG e UNESPAR oferecem vagas para o Mestrado Profissional em Ensino de História. O período de inscrição encerra no dia 10 de outubro. O curso é oferecido nacionalmente e liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Reportagem: Ingrid Petroski | Narração: Nathália Gonçalves)