Universidades Estaduais preparam calendário para segundo semestre letivo

11/08/2021
As universidades estaduais do Paraná preparam o calendário das atividades para o segundo semestre. Segundo Decreto Estadual, o retorno das aulas presenciais nas universidades acontece após deliberação do órgão competente em cada instituição, respeitando o princípio constitucional da autonomia universitária. Estão previstas poucas exceções para realização de atividades presenciais, caso de cursos da área de saúde, que demandam aulas práticas. A coordenadora de Ensino Superior da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Gisele Onuki, destaca que com a vacinação deve ocorrer uma volta gradual as atividades presenciais. // SONORA GISELE ONUKI // Na Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou o calendário acadêmico do ano letivo de 2021 para os cursos de graduação, que tem início no dia 3 de novembro e encerra no dia 13 de agosto de 2022. A UEM, Universidade Estadual de Maringá, também definiu o início do calendário de 2021 para o dia nove do mês que vem, com término em maio de 2022. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o UEPG, o calendário letivo iniciou no dia 31 de maio para os veteranos e no dia 14 de junho para os calouros. As aulas expositivas, teóricas e experimentais, autorizadas pelos colegiados de curso, são ofertadas por meio do ensino remoto. As disciplinas foram flexibilizadas e não precisam acontecer obrigatoriamente na série, ano letivo ou semestre previsto nos projetos pedagógicos dos cursos. A UEL, Universidade Estadual de Londrina aprovou, no início deste mês de julho, uma resolução que orienta a organização das atividades do ano letivo. O calendário tem início em 2 agosto e prossegue até 15 de dezembro deste ano, já o segundo semestre será de 24 de janeiro de a 23 de junho do ano que vem. Na UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, o calendário está seguindo etapas distintas para cada área dos cursos. Alunos de Ciências Sociais Aplicadas iniciaram o ano letivo no dia cinco de abril, e os estudantes dos cursos de Licenciaturas e demais Bacharelados no dia 15 de maio. Sistema parecido está sendo adotado pela Unespar, Universidade Estadual do Paraná. O calendário é conforme a necessidade e perfil de cada curso. A maioria dos estudantes dos cursos de graduação nos 2º, 3º e 4º anos iniciou as aulas no dia 26 de abril. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Gustavo Vaz)