Universidades Estaduais ofertam 800 vagas para cursos de idiomas

27/08/2021
As Universidades Estaduais do Paraná ainda têm vagas disponíveis em diferentes cursos para a comunidade acadêmica. Ao todo, são 800 vagas em 32 turmas de Inglês e Francês pelo Programa Paraná Fala Idiomas. A previsão de início das aulas é para setembro. Os cursos são direcionados, exclusivamente, para os estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e agentes universitários. Para ambos os idiomas, não há pagamento de mensalidades. Apenas o material didático das turmas dos cursos de Inglês tem o custo de 85 reais. Nos cursos de Francês, o material é fornecido gratuitamente aos alunos. O Paraná Fala Idiomas é um programa estratégico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido com recursos do Fundo Paraná. Entre 2019 e 2020 foram repassados mais de 2 milhões de reais à iniciativa, e neste ano até dezembro, outros 1 milhão e 300 mil vão ser investidos para desenvolver as ações do programa. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de mil e oitocentas pessoas concluíram os cursos de idiomas. Cada curso é formado por turmas de até 25 alunos, de acordo com os níveis de conhecimento, que vão do iniciante ao avançado. Também há modalidades mais específicas, direcionadas exclusivamente para fins acadêmicos, em que as propostas de estudo envolvem habilidades como a prática da leitura e escrita com termos e vocabulário da língua inglesa. No Norte do Estado, a Universidade Estadual de Londrina está ofertando um curso preparatório para o exame de proficiência da língua inglesa. A Universidade Estadual do Norte do Paraná tem oito turmas, sendo três de Francês e duas de Inglês, além de cursos dedicados às atividades de produção acadêmica. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná oferta para este semestre cinco turmas do curso de Francês. Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa, são nove turmas de Inglês. A comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, está com inscrições abertas para nove turmas de Inglês Acadêmico. A coordenadora do Programa Paraná Fala Inglês na Universidade, Neide Garcia Pinheiro, destaca que a iniciativa amplia a internacionalização da comunidade universitária.// SONORA NEIDE GARCIA PINHEIRO.// Outro ponto importante é a oportunidade de aperfeiçoamento profissional. A equipe do programa está em constante treinamento e participando em discussões metodológicas, pedagógicas e realização de pesquisas que contribuem tanto para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional quanto para o aprimoramento do programa. Mais informações sobre o Paraná Fala Idiomas podem ser vistas nos editais, disponíveis no site de cada uma das universidades. (Reportagem: Sandra Denicievcz. Narração: Felippe Salles)