Unioeste incentiva produção de leite orgânico em propriedades da agricultura familiar

01/07/2021
Promover práticas de ensino com técnicas de base agroecológica para a produção de leite orgânico. Esse é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná com pequenos produtores rurais e agricultores familiares da região. Vinculada ao Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon, a ação da Unioeste abrange atividades de pesquisa e extensão, no âmbito dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, além do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e do Nepal, Núcleo de Estudos de Produção Agroecológica de Leite. Ao longo da última década, o projeto recebeu aporte superior a 420 mil reais. Desse montante, 250 mil foram repassados pelo Fundo Paraná, operacionalizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado. O restante é oriundo do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da Itaipu Binacional. Segundo a coordenadora da ação, professora Maximiliane Alavarse Zambom, muitos produtores têm dúvidas em relação à alimentação dos animais e ao tipo de tratamento em situações de doenças no rebanho.// SONORA MAXIMILIANE ZAMBOM.// Doutora em Zootecnia, ela explica que na produção de leite orgânico, diferente do leite convencional, não são utilizados insumos externos à propriedade, tais como defensivos agrícolas, antibióticos e antiparasitários, fertilizantes químicos e outros contaminantes. O pasto é a principal fonte de alimentação dos animais, sendo vetada, inclusive, a ração comum, devido aos transgênicos.// SONORA MAXIMILIANE ZAMBOM.// Atualmente, os pesquisadores da Unioeste fazem um trabalho de avaliação de alimentos alternativos para os animais, que podem ser implementados no manejo agroecológico, tanto em propriedades orgânicas quanto nas demais. O grupo de pesquisadores conduz análises de volumosos, que são alimentos ricos em fibra. Essas atividades são desenvolvidas em um campo agrostológico, espaço reservado para o cultivo e demonstração de plantas forrageiras, nas proximidades do campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon. Estudante de doutorado em Zootecnia, Maria Luiza Fischer contou um pouco sobre as análises realizadas.// SONORA MARIA LUIZA FISCHER.// Desde o início desse projeto acadêmico, em 2011, a Unioeste teve apoio do programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo do Estado, uma iniciativa institucional que articula ações de extensão, ensino e pesquisa, com foco no desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida da população paranaense. O projeto de produção de leite orgânico da Unioeste beneficiou 67 famílias diretamente e outras 404 indiretamente. Esses produtores rurais estão assentados em uma área de aproximadamente 7 mil hectares de extensão – um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial. Para o produtor Luiz Carlos Hartmann, do assentamento Santa Izabel, localizado no município de Ramilândia, a produção leiteira exige organização eficiente de manejo para estabelecer uma estruturação produtiva que gere resultados.// SONORA LUIZ CARLOS HARTMANN.// Em uma área de 883 hectares, o assentamento Santa Izabel reúne 63 famílias, das quais 11 são assistidas pelo projeto. Na mesma cidade, o assentamento 16 de Maio soma mais de 4 mil hectares e 220 famílias, sendo 31 envolvidas na ação. Já no município de São Miguel do Iguaçu, com pouco mais de mil hectares, o assentamento Antônio Companheiro Tavares dispõe de 80 famílias, sendo oito beneficiadas diretamente pelo projeto. Por sua vez, o assentamento Ander Rodolfo Henrique ocupa uma área superior a 3 mil hectares, abrangendo os municípios de Diamante do Oeste e de Vera Cruz do Oeste. O local reúne 108 famílias, das quais 17 participam da ação universitária. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura apontam que um terço dos solos do mundo está degradado, sinalizando a necessidade imediata de preservação e restauração ecológica. A Agroecologia se mostra como alternativa para assegurar a sustentabilidade das várias culturas produtivas com redução de danos para o meio ambiente. A Unioeste desenvolve uma série de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento sustentável do Setor Rural. Boa parte dos projetos abrange assentamentos rurais registrados no Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e assistidos por movimentos sociais e organizações da sociedade civil. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Wyllian Soppa)