Unicentro propõe metodologia diferenciada para Matemática em escolas públicas

01/06/2021
Um projeto desenvolvido na Universidade Estadual do Centro-Oeste propõe uma metodologia diferenciada para o ensino de matemática em escolas públicas. O projeto Matemática Coletiva surgiu em 2020, com o intuito de apresentar recursos didáticos diferenciados que estimulem o processo de ensino-aprendizagem, para professores e alunos da rede estadual de Irati e região. A coordenadora do projeto, professora Joyce Jaquelinne Caetano, explica que a proposta pretende ampliar a formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e também criar mecanismos para despertar o gosto pela disciplina nos alunos das escolas da educação básica. // JOYCE CAETANO // A coordenadora destacou que os estudantes e professores envolvidos têm o cuidado de produzir materiais também para os alunos que não possuem acesso a computador ou internet. O projeto atende 140 professores da disciplina que atuam em 55 escolas estaduais, dos nove municípios da região de Irati. Entre as atividades desenvolvidas estão produção de vídeo-aulas e listas com atividades diferenciadas, que irão auxiliar os professores. Outra estratégia foi a utilização da arte, por meio do teatro, para demonstrar recursos que contribuem para a aprendizagem. O objetivo é tornar o ensino da Matemática mais interessante. A primeira ação de 2021 consistiu na elaboração de quatro peças de teatro online, que estão disponibilizadas para as escolas e professores. A atividade recebeu apoio do Núcleo Regional de Educação de Irati, e foi compartilhada com os estudantes dos programas de Residência Pedagógica e Iniciação à Docência, da área. A professora Regiane Gomes de Araujo, do Colégio Estadual João XXIII, de Irati, acompanhou toda a intervenção dos estudantes da Unicentro nas aulas de Matemática ministradas na escola. Para ela, as atividades dinâmicas se tornam mais atrativas para o aluno, o que colabora com o desenvolvimento do entusiasmo para a aquisição do conhecimento. // REGIANE ARAUJO // Para as próximas ações estão previstas novelas e contos, utilizando conceitos matemáticos para o público infantil. (Reportagem: Sandra Denicievicz. Narração: Sérgio Aguiar)