Unicentro integra programa para incentivar as vocações regionais sustentáveis do Paraná

24/08/2021
A Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Unicentro, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, é parceira do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis, lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Invest Paraná. Vencedora da Concorrência Pública, a universidade vai dar o suporte técnico para as análises estratégicas e vai ser responsável por dez especialidades do programa, cujo objetivo é identificar os produtos paranaenses com potencial para o mercado nacional e internacional, incentivar as cadeias de valor e abrir mercados para produtos típicos paranaenses. As ações também contribuem para a retomada econômica do Estado no período pós-pandemia. O vice-reitor da instituição, Ademir Fanfa Ribas, destacou que é um programa que busca aproveitar as potencialidades de cada região, para promover produtos e serviços agregando recursos financeiros, gerando empregos e inovações para essas áreas. O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, Fernando Franco Netto, afirmou que é um contrato de prestação de serviços por um período de 12 meses, sendo oito meses de trabalho de campo intenso e quatro meses de avaliação dos resultados desse projeto que envolve pesquisa e de desenvolvimento. A Invest Paraná é um serviço social autônomo vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirmou que o objetivo principal do programa é alavancar a marca de cada região do Estado. //SONORA EDUARDO BEKIN// A Invest Paraná trabalha desde o ano passado na identificação dos potenciais econômicos e sustentáveis do Paraná. Para isso, foram selecionados ativos com potencial de mercado já relatados no Programa Arranjos Produtivos Locais, que agora vão contar com apoio para acessar novos mercados e implementar inovações para ampliar esse potencial. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Flávio Rehme)