Unespar lança inscrições para atendimentos musicoterapêuticos

10/03/2021
A Unespar, Universidade Estadual do Paraná abre inscrições para cadastro de reserva para atendimentos gratuitos de Musicoterapia, uma prática de saúde e bem-estar, que utiliza a música no contexto clínico para tratamento, reabilitação e prevenção de doenças. As sessões serão realizadas ao longo deste primeiro semestre, de forma remota, com a frequência de uma ou duas vezes por semana, com duração de aproximadamente 50 minutos cada uma. A iniciativa é destinada a pessoas de quaisquer localidades do território paranaense, para o preenchimento de possíveis vagas remanescentes. Os interessados não precisam de conhecimento musical nem de instrumentos, porém devem dispor de uma estrutura básica para as chamadas de vídeo com qualidade: Internet; computador ou dispositivos móveis, como smartphone ou tablet; e ambiente com privacidade e pouca interferência de ruídos. No caso de crianças, é necessária a presença de um adulto para acompanhar as sessões. A professora Mariana Arruda, coordenadora do Curso de Musicoterapia da Unespar, reconhece essa atividade terapêutica como uma oportunidade para as pessoas se expressarem, principalmente neste cenário epidemiológico. // SONORA MARIANA ARRUDA // As sessões de musicoterapia são feitas a partir da execução de canções ou trechos musicais, com a finalidade de melhorar sintomas físicos e emocionais da pessoa participante. Entre outros aspectos, esse trabalho terapêutico também pode resgatar a memória, aliviar a ansiedade, estimular a comunicação, aliviar dores e reduzir o grau de estresse. O projeto envolve cerca de 40 estudantes de terceiro e quarto ano, em caráter de estágio obrigatório, sob a orientação de seis professores musicoterapeutas. A professora Andressa Dias Arndt, coordenadora de Estágio do Curso de Musicoterapia, comenta sobre o atendimento terapêutico gratuito. // SONORA ANDRESSA DIAS // A ação conta com o apoio do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia da Unespar, laboratório integrado ao plano pedagógico da graduação em Musicoterapia, que promove atividades de ensino, extensão e pesquisa, com foco no desenvolvimento humano. Pioneiro no Brasil, o Curso de Musicoterapia da Unespar teve início em 1971, como uma especialização, passando a ser ofertado como Bacharelado no ano de 1983. As aulas são ministradas no Campus Curitiba II. Frequentemente, o curso oferece serviços musicoterapêuticos em escolas, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência para idosos. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Sérgio Aguiar)