UEPG vai atuar com equipe multidisciplinar na revisão do plano diretor de Cerro Azul

24/09/2021
A UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, e a prefeitura de Cerro Azul firmaram nesta quinta-feira um acordo de cooperação técnica e científica para revisão do Plano Diretor Municipal da cidade, localizada na região metropolitana de Curitiba. O acordo foi firmado em encontro com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona. Considerado instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, a legislação brasileira determina a revisão dos Planos a cada dez anos. Para desenvolver esse trabalho, a UEPG dispõe uma equipe multidisciplinar, composta por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação em Geografia. As linhas de pesquisa dos acadêmicos envolvem as dinâmicas naturais e socioambientais e as análises socioeconômicas e dinâmicas regionais e urbanas. O reitor Miguel Sanches Neto destaca a capacidade da Universidade para ajudar nas análises necessárias. // SONORA MIGUEL SANCHES NETO // A prefeitura de Cerro Azul vai designar uma equipe técnica, com servidores das áreas de urbanismo, saúde, educação, assistência social, gestão pública, cadastro técnico e meio ambiente. Esses profissionais disponibilizam de informações básicas sobre a cidade, como dados sociais, econômicos e ambientais. Para o prefeito Patrik Magari, esse projeto de desenvolvimento regional beneficia todo o entorno da cidade de Cerro Azul. // SONORA PATRIK MAGARI // Estabelecido na Constituição Federal de 1988, o Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. Além da limitação de crédito e de repasse de recursos públicos para os municípios, o não cumprimento da revisão pode acarretar ações na Justiça e improbidade administrativa de gestores públicos. Em Cerro Azul, a última atualização foi em 2008. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Gustavo Vaz)