UEM e Unespar elaboram plano de desenvolvimento de Campo Mourão e região

03/09/2021
Pesquisadores da Unespar, Universidade Estadual do Paraná, e da UEM, Universidade Estadual de Maringá, entregaram nesta sexta-feira ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Codecam, um Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial para o município e a região. O relatório mapeou setores econômicos e toda a estrutura produtiva da cidade e de municípios vizinhos, identificando os principais desafios tecnológicos e mercadológicos de cadeias produtivas locais e regionais. O projeto busca contribuir para a promoção do desenvolvimento socioeconômico, com foco na geração de negócios, emprego e renda. A pesquisa contou com aporte financeiro de 104 mil reais da Seti, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Desse montante, 73% do orçamento foram destinados para despesas de custeio, como o pagamento de bolsas para os pesquisadores envolvidos. O restante dos recursos foi utilizado na aquisição de computadores com tecnologia de processamento de estimativas estatísticas e econométricas. Segundo o superintendente Aldo Bona, o documento vai ajudar os municípios no planejamento de políticas públicas.// SONORA ALDO BONA.// A equipe, formada por nove pesquisadores, fez um mapeamento detalhado de 11 cadeias produtivas: carne bovina, de frango, construção civil, eletrodomésticos, fabricação de equipamentos, farinha de mandioca, farinha de trigo, moveleira, papel, soja e têxtil. Esse projeto foi pedido pelo Codecam em 2019, para que pudesse auxiliar as lideranças empresariais, instituições e o próprio Poder Público na definição de prioridades para um planejamento estratégico, focado no desenvolvimento da economia local e regional. Como resultado parcial da pesquisa, a equipe técnica disponibilizou uma plataforma interativa, com informações, indicadores e métricas de gestão. A ferramenta permite uma ampla visão de dados econômicos das atividades empresariais desenvolvidas em 25 cidades, que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Felippe Salles)