Programas estratégicos das Universidades Estaduais fortalecem ações de inovação

05/01/2022
O Governo do Estado implementou em 2021 dois importantes programas com foco no desenvolvimento socioeconômico, competitividade e na transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado. São eles: o Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade e o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado, o Prime. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o objetivo dos programas é contribuir para a prospecção de negócios e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores.// SONORA ALDO BONA.//

O Programa de Estímulo cria as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável que vão ser implementadas pelas sete universidades estaduais do Paraná. A iniciativa vai ter o investimento de 10 milhões de reais, provenientes do Fundo Paraná e da Secretaria de Estado da Fazenda. Esse montante será operacionalizado pela Fundação Araucária a partir de três editais de chamamento. O projeto vai apoiar iniciativas locais e regionais, com foco na realização de projetos de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior. Com foco na transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos, o Prime finalizou, em 2021, sua primeira edição. Ao longo do programa, os pesquisadores ligados às Universidade Estaduais submeteram seus projetos e iniciativas a várias rodadas de pitchs, técnica utilizada para apresentação de negócios inovadores. Além disso, receberam mentorias especializadas para estruturar os modelos de negócios e compreender como a comercialização dos respectivos produtos e serviços vai poder transformar a realidade dos públicos de interesse. Foram selecionados cinco finalistas que vão ser contemplados com um programa de pré-aceleração de startups, ofertado pelo Sebrae/PR. Eles também vão receber uma bolsa-auxílio e capacitação avançada em desenvolvimento de negócios. A lista com os finalistas está disponível em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Felippe Salles)