Professor da Unioeste participa de estudo sobre universidades e desenvolvimento regional

01/07/2021
O pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Lucir Reinaldo Alves, é o único paranaense a participar de uma publicação internacional financiada pela Regional Studies Association, entidade que reúne pesquisadores ao redor do mundo e estuda questões relacionadas ao desenvolvimento regional. A pesquisa analisa e busca compreender o papel e a contribuição das instituições de ensino superior para as cidades e regiões em que estão situadas. Além do professor da Unioeste, também participaram do estudo pesquisadores da University College London, Newcastle University; da Universidade de Évora; da University of Sheffield e da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Lucir explicou que foram utilizados diferentes critérios de análise como as características do lugar em que estão instaladas as instituições; a existência de uma política nacional ou regional voltada para o ensino superior; além das características institucionais de cada instituição. O objetivo da publicação é servir como guia para os gestores públicos sobre a importância das instituições de ensino superior, a fim de fortalecer novas estratégias de desenvolvimento e políticas públicas. Os autores apontam que, além da contribuição de profissionais graduados, inovação, pesquisa científica e transferência de conhecimento, as universidades também possuem potencial para impulsionarem outras características, como os ecossistemas regionais. O estudo completo pode ser acessado pelo link disponível em www.seti.pr.gov.br. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Wyllian Soppa)