Paraná vai auxiliar municípios pequenos em projetos de obras públicas

16/07/2021
O Governo do Paraná vai estruturar um escritório de projetos executivos de Engenharia e Arquitetura para atender prefeituras municipais do norte do Paraná, o Projetek. O novo espaço será instalado na Universidade Estadual de Londrina, UEL, e deve atender municípios com até 30 mil habitantes e que não possuem setores de projetos. Para estruturar o escritório serão investidos cerca de 663 mil reais, sendo pouco mais de 151 mil reais para investimentos em infraestrutura predial, mobiliários, equipamentos e softwares, e 511 mil reais para despesas de custeio, como bolsas de auxílio. Do total investido, 630 mil reais são do Fundo Paraná, e 32 mil reais serão aportados como contrapartida pela Associação de Municípios do Médio Paranapanema, a Amepar. O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, fala sobre a importância do projeto para os pequenos municípios. //SONORA ALDO NELSON BONA//. Entre os serviços que estarão disponíveis no escritório acadêmico estão projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para diversos tipos de empreendimentos públicos. De acordo com o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro José Cabrini Júnior, o objetivo é criar escritórios acadêmicos em todo o estado. //SONORA ÁLVARO JOSÉ CABRINI JÚNIOR//. 17 municípios da região da Amepar poderão utilizar o escritório em seus projetos. São eles: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana. O início do atendimento aos gestores públicos está previsto para o primeiro semestre de 2022. O escritório fará uso da tecnologia BIM, sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção. Essa técnica permite o desenvolvimento de modelos digitais precisos para as diferentes fases de uma edificação, conforme explica o coordenador do Projetek, professor Aron Lopes Petrucci. //SONORA ARON LOPES PETRUCCI//. O espaço acadêmico também vai contribuir para a formação técnica dos futuros profissionais, como ressalta o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira. //SONORA RICARDO ROCHA DE OLIVEIRA//. Para desenvolver os projetos de engenharia e arquitetura serão selecionados bolsistas, sendo 15 estudantes de graduação e cinco profissionais já formados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, com carga horária de 20 horas semanais. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)