Paraná lança rede de museus universitários, iniciativa inédita no Estado

21/09/2021
O Paraná passa a contar com uma Rede Estadual de Museus Universitários para fortalecer o acervo científico no Estado. A iniciativa inédita foi anunciada nesta segunda-feira durante o evento de abertura da 15ª Primavera dos Museus, transmitida pelo Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O objetivo da ação é criar um espaço de diálogo e planejamento entre os gestores de centros de memórias e museus vinculados às universidades estaduais. Durante a cerimônia, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a importância da iniciativa para o Estado. Segundo ele, o objetivo é discutir a situação dos espaços e formas de incentivo, buscando soluções coletivas e elaborando uma política de fortalecimento dos Museus Universitários.// SONORA ALDO BONA.// O grupo será composto por gestores de espaços de memória e diretores de cultura ligados às universidades. Ao todo, o Paraná possui 14 museus universitários, nas cidades de Ponta Grossa, Londrina, Apucarana, Campo Mourão, Guarapuava, Maringá, Jacarezinho e Curitiba, com dois museus por cidade, em média. A Rede Estadual de Museus Universitários também visa estimular novos debates sobre identificação, organização, preservação e pesquisa dos acervos e coleções universitárias, contribuindo com a valorização regional. O Estado tem aumentado cada vez mais a atenção e os olhares para a questão dos museus. Em 2019, foi autorizado o primeiro curso de Museologia do Paraná, na Unespar. A graduação atende a uma demanda de profissionais, valorizando a preservação da memória científica e cultural. Segundo o Conselho Federal de Museologia, no Brasil há apenas 13 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação na área. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Wyllian Soppa)