Paraná lança programa de Residência Técnica em Economia Rural

24/06/2021
O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta quarta-feira, o novo Programa de Residência Técnica com foco na Economia Rural. São 70 vagas para profissionais recém-formados em diferentes áreas. As inscrições estão abertas e vão até o dia 12 do mês que vem. A Residência em Economia Rural é desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, o IDR-Paraná, e coordenada pela Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O objetivo é incentivar o aprimoramento profissional de recém-formados que concluíram cursos de graduação há três anos ou menos. A residência é composta por um curso de pós-graduação e atividades práticas, feitas em instituições ligadas ao Governo do Estado. Os residentes técnicos recebem uma bolsa-auxílio no valor de 1.900 reais, por um período de até dois anos. O programa também visa qualificar servidores públicos estaduais de diferentes áreas, por meio de curso de especialização na modalidade a distância. São ofertadas 200 vagas na Escola de Gestão do Paraná. Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a iniciativa fortalece a formação de gestores públicos. // SONORA ALDO BONA // As disciplinas são ministradas por professores do curso de Ciências Econômicas do câmpus de Toledo da Unioeste. O professor de Economia da Unioeste e coordenador pedagógico da residência, Lucir Alves, explica que o programa foi elaborado de acordo com demandas prioritárias do Governo. // SONORA LUCIR ALVES // As vagas são ofertadas para profissionais formados em Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistema de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia. A seleção é feita em duas etapas. A primeira é a prova que acontece no formato online, no dia 21 de julho. A segunda é a análise de currículo. O valor da inscrição é de 150 reais e deve ser feita unicamente no www.unioeste.br. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Gustavo Vaz)