Paraná celebra Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

15/02/2021
No dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco. Essa data representa um marco na promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens, no âmbito do sistema de aprendizado científico, que agrupa as disciplinas educacionais de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nas Universidades Estaduais do Paraná, as mulheres estão presentes em todas as vertentes do ensino, pesquisa e extensão. Representam 50,82% do corpo docente e 55,12% dos agentes universitários, desempenhando papel essencial na construção de uma universidade mais igualitária. Em todo o mundo, segundo as Nações Unidas, as mulheres representam 28% dos profissionais graduados em Engenharias e 40% dos graduados em Ciência da Computação e Informática. Para a professora da UEM, a Universidade Estadual de Maringá, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, a inserção de meninas e mulheres nos campos da Ciência é resultado de muito empenho e resiliência. //SONORA LINNYER BEATRYS RUIZ AYLON// Com pós-doutorado nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, a professora Linnyer atua no Departamento de Informática do Centro de Tecnologia da UEM, onde é responsável por inúmeras atividades de Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Exemplo disso é o projeto Manna Team, coordenado por ela, que é considerada a maior rede de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas e Robótica do Estado do Paraná e uma das maiores iniciativas brasileiras nesse segmento. Uma das participantes dessa iniciativa, Gabriele Vilas Boas Takano, estudante do quinto período de Engenharia Eletrônica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão; destaca a experiência de impactar no aprendizado de alunas das escolas públicas. //SONORA GABRIELE VILAS BOAS TAKANO// A professora Maria Luísa Ghizoni Gonzalez, da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, observa que ainda existe preconceito, o que acaba reforçando certos estereótipos. //SONORA MARIA LUÍSA GHIZONI GONZALES// As professoras vão participar às 6 horas da tarde de um evento online, com a presença de outras mulheres cientistas de diferentes idades e instituições de ensino superior, além de professoras e alunas de escolas públicas. O objetivo é discutir a inserção feminina na produção de ciência em todas as áreas do conhecimento. O Manna Team promove, há mais de 20 anos, inclusão e oportunidades, a partir de um ecossistema de formação de empreendedores com inteligência social, capazes de alavancar a inovação em diferentes áreas de conhecimento. O projeto atende professores e estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Técnico de escolas públicas de diferentes municípios, bem como estudantes e professores de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino superior. Nos dois últimos anos, o Manna Tean manteve atividades em escolas públicas de diferentes cidades do Paraná e de outros estados, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal. Nesse período, pelo menos 12 mil pessoas foram impactadas, de um total de 40 mil ao longo de duas décadas de atuação. (Repórter: Flávio Rehme)