Governo prorroga prazo para inscrição em premiação de ciência e tecnologia

05/07/2023
O Governo do Estado prorrogou para até 4 de agosto o prazo para as inscrições no 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Nesta edição, a premiação contempla as áreas das Ciências Agrárias e das Ciências Humanas e Sociais, com prêmios individuais que variam de 10 mil a 30 mil reais. Devem ser concedidas 10 premiações em cinco categorias, que somam aproximadamente 190 mil. Os recursos são do Fundo Paraná, dotação gerenciada pela Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo é reconhecer a produção científica e as ações de extensão universitária desenvolvidas nas diferentes regiões do Paraná. Podem concorrer pesquisadores, entre professores e estudantes de graduação, vinculados às instituições públicas e privadas de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, além de inventores independentes e jornalistas profissionais que atuam na imprensa. O coordenador de Ciência e Tecnologia da pasta, Marcos Pelegrina, ressalta a importância dessa iniciativa governamental.// SONORA MARCOS PELEGRINA.//

Seguindo o princípio da isonomia, professores, estudantes e inventores independentes devem ser avaliados por uma comissão julgadora composta por pesquisadores de outros estados brasileiros, com atuação nas áreas dos trabalhos inscritos. Para assegurar as mesmas condições de igualdade, os jornalistas inscritos na premiação vão ser avaliados por profissionais de comunicação de outros estados, sendo pelo menos um membro da comissão ligado ao campo do jornalismo científico. Os professores podem se inscrever nas categorias Pesquisador ou Pesquisador-Extensionista. Na categoria Estudante de Graduação, os concorrentes devem enviar um artigo acadêmico em língua portuguesa, na área de conhecimento correspondente ao curso superior. A modalidade Inventor Independente contempla cidadãos domiciliados no Paraná, autor ou obtentor de criação no campo das Ciências Agrárias ou Ciências Humanas e Sociais. Nessa categoria, podem ser inscritos projetos de empresas incubadas ou assistidas por agências de inovação ou núcleos de inovação tecnológica, desde que não haja vínculo de trabalho com as instituições. A categoria Jornalismo Científico é destinada, exclusivamente, para profissionais da Imprensa, com atuação em quaisquer tipos de veículos de comunicação, como mídias impressa e online, rádio e TV. Todos os detalhes você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa | Narração: Felippe Salles)