Governo do Paraná inicia implantação do Vale do Genoma em Guarapuava

18/03/2021
O Paraná deu um novo passo para a implantação do Vale do Genoma, um polo de startups voltado para a pesquisa genética que será instalado em Guarapuava, no Centro do Estado. Nesta quinta-feira, o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, assinou um Memorando de Entendimento, firmado entre o setor público e a iniciativa privada, com participação da comunidade científica, estabelecendo as diretrizes para criação do Conselho Curador do Vale do Genoma. Pioneiro no Brasil e no mundo, o Vale do Genoma será um ecossistema de inovação com abordagem na pesquisa genômica e em inteligência artificial aplicada à saúde, com ênfase também em agricultura e agropecuária. A iniciativa é articulada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência, com a participação da academia e da iniciativa privada. A ideia é desenvolver um modelo de coopetição, um conceito organizacional que alia a cooperação à competição e que favorece o crescimento de segmentos empresariais e profissionais, conforme explicou Aldo Bona.// SONORA ALDO BONA.// Além disso, segundo ele, a estruturação desse ecossistema de inovação vai impactar na geração de negócios entre startups e outras empresas, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, considerando o conhecimento científico e a participação de pesquisadores e da comunidade acadêmica. O Vale do Genoma fará parte da estrutura da Cidade dos Lagos, bairro planejado inteligente de Guarapuava, que já conta com câmpus da UTFPR e Unicentro, além do Hospital Regional de Guarapuava, o Cancer Center e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava. O prefeito Celso Góes destacou a relevância de mais este projeto ser implantado no município.// SONORA CELSO GÓES.// A partir da assinatura do Memorando de Entendimento, o Conselho Curador deve ser constituído em até 90 dias e, a partir dele, será elaborada toda a regulação do Vale do Genoma, além da constituição de um fundo de investimentos para apoiar o desenvolvimento de startups. Duas empresas já irão aportar o capital inicial para esse fundo, os grupos Repinho e Jacto. Um dos signatários do memorando, o médico David Livingstone, presidente do Ipec, salientou que os estudos serão aplicados com foco no desenvolvimento de produtos e serviços viáveis para o mercado. Livinsgstone explicou que a estrutura laboratorial vai dispor de equipamentos de última geração para o armazenamento e processamento de dados.// SONORA DAVID LIVINGSTONE.// Doutor em Ciências Médicas e coordenador do Curso de Medicina da Unicentro, Linvingstone também coordena a Rede de Estudos Genômicos do Paraná, que neste mês passou a integrar a rede nacional que pesquisa o sequenciamento genético do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Para impulsionar startups no segmento, será constituída uma venture builder, um tipo de organização focada em desenvolver novas empresas de forma sistemática, a partir do compartilhamento de recursos humanos e logísticos, como infraestrutura física e setores jurídico, contábil, mercadológico, entre outros. Outros detalhes do projeto podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa e Ana Tigrinho. Narração: Wyllian Soppa)