Governo do Estado homenageia profissionais do aplicativo Saúde Online Paraná

12/05/2021
O superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, homenageou nesta terça-feira médicos, psicólogos e enfermeiros que atuam no aplicativo Saúde Online Paraná. A plataforma, criada pelo Governo do Estado para fortalecer o combate à pandemia, já realizou mais de 30 mil atendimentos em um ano. As homenagens foram entregues ao presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; ao presidente da Celepar, Leandro Moura; e para Simone Peruzzo, que atuou como presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, no período de 2015 a 2020. Médicos e psicólogos que atuam de maneira voluntária no aplicativo também foram homenageados. Aldo Bona destacou a importância dessa plataforma, que oferece ao usuário assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais sobre o novo coronavírus.// SONORA ALDO BONA.// A primeira etapa de desenvolvimento do aplicativo foi realizada por meio de uma parceria entre a Seti e a Celepar, e contou com um investimento de 162 mil reais para o custeio de bolsas-auxílio aos profissionais que prestaram atendimento ao cidadão. Leandro Moura destacou que o Paraná foi um dos pioneiros no lançamento dessa tecnologia, garantindo um atendimento seguro entre o profissional da saúde e o paciente. Posição corroborada pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, que lembrou que a Telemedicina consiste em um importante segmento da saúde neste período de pandemia. Neste intervalo de tempo, o CRM também autorizou a emissão de atestados e receitas médicas de forma remota, via Portal de Serviços. A psicóloga Carolina Franco de Oliveira Simeão foi uma das responsáveis por convocar outros profissionais para atuar no aplicativo. Ela destacou que a ação é de suma importância diante dos abalos emocionais vividos pela população, e que fazer parte dessa iniciativa também ajudou muito a ela mesma.// SONORA CAROLINA FRANCO.// Em novembro de 2020, na nova fase do projeto, a tecnologia foi substituída pelo Saúde Online Paraná, com novas funcionalidades e possibilidade de acompanhamento clínico dos pacientes. Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem, selecionando uma das seguintes opções: suspeita de contaminação, retorno de Covid-19 positivo e contato com contaminado. De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma pelo próprio aplicativo. Outros detalhes podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Wyllian Soppa)