Exposição da UEPG retrata obra e processo criativo de Paulo Leminski

25/08/2021
Desde o início deste mês, o público pode conferir a exposição Múltiplo Leminski, no Museu Campos Gerais, vinculado à UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa. A mostra multimídia, que já passou por outras dez cidades do Brasil, permite um mergulho no caráter diverso, irreverente, popular, erudito e contemporâneo na obra do poeta curitibano Paulo Leminski, nascido no ano de 1944 e morreu em 1989. O escritor também foi professor, compositor, jornalista, publicitário, tradutor e crítico literário. Sua obra reúne romance, poesia, ensaio, biografias e traduções, expressando ainda hoje conexão com diferentes pessoas, de idade e perfil variados. Uma das seções da exposição é voltada à publicações infantojuvenis. A filha Aurea Leminski, que assina a curadoria ao lado da irmã, Estrela Leminski, e da mãe, Alice Ruiz , afirmou que a obra de Paulo Leminski é atemporal e continua dialogando com os diversos públicos. //SONORA AUREA LEMINSKI// As peças da mostra valorizam a dimensão gráfica e visual da criação de Leminski, propiciando o contato com artefatos do processo criativo do artista, que é um dos nomes paranaenses mais reconhecidos no Brasil. Os visitantes podem observar anotações em papéis avulsos, rabiscos em cadernos, além da máquina de escrever e da biblioteca particular do poeta. Fotos registram momentos da biografia, do círculo de amigos, dos circuitos culturais e das parcerias artísticas de Leminski. Para o diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, a mostra itinerante consolida o museu da UEPG em sintonia com o circuito nacional de exposições e essa cooperação contribui para a divulgação de um nome consagrado da cultura paranaense e da própria história intelectual no País. //SONORA NILTONCI CHAVES// As visitas presenciais são agendadas e controladas, seguindo os protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus. O uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios nas dependências do museu. Os ingressos são gratuitos, individuais e intransferíveis, direcionados ao público com 16 anos de idade ou mais. O público pode escolher a melhor opção de horário entre terça-feira e sábado. De terça e quinta-feira, o Museu oferece duas opções diárias de horário, às 9 e meia da manhã e duas horas da tarde. Às sextas-feiras, apenas o horário da tarde está disponível. Já no sábado, o museu amplia o agendamento para três horários, às 9 e meia da manhã, uma e meia da tarde e 3 e meia da tarde. Cada visita pode durar até uma hora e meia. O número de vagas é restrito e segue uma ordem de agendamento. A exposição segue até o dia 5 de dezembro. Os agendamentos podem ser feitos no site www.uepg.br/museu . (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Flávio Rehme)