Estudante da Unicentro cria aplicativo que auxilia profissionais de Enfermagem

04/02/2021
Incentivar e facilitar o acesso ao conhecimento científico na área da Saúde. Esse é o objetivo do aplicativo Enfermeiro de Bolso, idealizado pelo estudante Cristiano Walter de Farias, do último ano do Curso de Enfermagem da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste. Lançado no segundo semestre do ano passado, a ferramenta já soma mais de 20 mil downloads. O projeto surgiu da necessidade de disponibilizar conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta, de forma rápida, prática e sem conexão com a Internet, uma vez que o aplicativo também funciona em modo off-line, ou seja, sem a necessidade de usar o pacote de dados ou Wi-Fi. Cristiano espera esse aplicativo seja de grande ajuda, tanto para profissionais como para acadêmicos, promovendo uma prática de Enfermagem mais assertiva, considerando protocolos e diretrizes existentes, além de novos estudos na área. Dentre as várias funcionalidades, a ferramenta fornece informações e orientações sobre procedimentos clínicos, patologias e medicações, além de direcionamentos sistemáticos do campo de atuação profissional da Enfermagem. Nas universidades estaduais do Paraná, o desenvolvimento científico e tecnológico vem sendo sinalizado como a base de articulação entre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, o aplicativo Enfermeiro de Bolso é um dos exemplos desse posicionamento estratégico. Para a doutora em Saúde Pública e orientadora do projeto, professora Maria Regiane Trincaus, a inovação aponta para uma formação contextualizada às demandas da sociedade. Cristiano afirmou que o objetivo principal sempre foi desenvolver um produto, para devolver à sociedade o investimento da universidade pública. O aplicativo Enfermeiro de Bolso é um guia para profissionais da Saúde, com foco nas atividades de Enfermagem. A ferramenta reúne informações sobre procedimentos, patologias, medicamentos e escalas clínicas, com explicações sobre doenças, conduta, materiais utilizados, indicação e dosagem de remédios, entre outras. A ferramenta tem boa receptividade e muitas avaliações positivas. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store. (Repórter: Flávio Rehme)