Em 2021, Paraná consolida estratégia de aperfeiçoamento profissional para o Setor Público

04/01/2022
O Governo vem reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos disponibilizados à população do Paraná. Somente em 2021, foram lançados seis programas de Residência Técnica, Restec, somando 247 vagas para capacitação e formação de profissionais para atuar no setor público em todo o estado, e 609 vagas para qualificação de servidores e empregados públicos.

O programa oferece cursos de especialização em diversas áreas. No total, a ação envolve recursos de cerca de 70 milhões de reais, com parte deles do Fundo Paraná, gerido pela Seti, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo o superintendente da pasta, Aldo Bona, o objetivo é promover o aperfeiçoamento de servidores e profissionais, com ênfase em gestão e planejamento estratégico.// SONORA ALDO BONA.//

Nesse cenário, os cursos de especialização dos programas de Restec, independente da área, incluem processos metodológicos para definição de objetivos, metas e ações governamentais, mobilização de recursos e tomadas de decisões, alinhadas ao Plano Plurianual do Estado do Paraná.

A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, destaca os desafios do setor público.// SONORA GISELE ONUKI.//

Atualmente, o Paraná conta com 833 residentes técnicos ativos, atuando nos programas de Restec de Gestão Pública; Engenharia e Gestão e Ambiental; Engenharia e Obras Públicas; e Economia Rural.

Como critério do programa, todos concluíram os cursos de graduação no máximo há três anos, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além da gratuidade no curso de especialização, os residentes recebem bolsas-auxílio, no valor de mil e 900 reais mensais, mais auxílio-transporte. O tempo de duração de cada programa de Restec é de dois anos.

Todos os programas de Restec reservam vagas para servidores públicos civis, militares, comissionados e empregados públicos do Governo do Estado, exclusivamente para os cursos de especialização. Em 2021, foram mais de 600 vagas para esses públicos, contemplando profissionais com formação superior em diversas áreas do conhecimento.

As seleções dos servidores são realizadas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência. Os interessados não podem ter frequentado no momento ou no último ano outro curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu com ônus para o Estado.

Todos os detalhes sobre os programas de Residência Técnica do Governo do Paraná, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)