Consulta pública: Unicentro elege representantes para os próximos quatro anos

15/09/2023
A Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste, elegeu o reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores da instituição para a gestão 2024-2028. O atual reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Ribas foram reeleitos com dois mil 539 votos. A consulta pública aconteceu nesta quinta-feira em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis, Coronel Vivida e Nova Laranjeiras. Os professores foram escolhidos com 87% dos votos. Brancos e nulos somaram 12,91%. Na eleição anterior, em 2019, os candidatos venceram com 63% dos votos. O novo mandato inicia em fevereiro de 2024. Os candidatos à reitoria e à direção dos câmpus receberam quatro mil 648 votos na eleição. A consulta segue o sistema de paridade em que cada categoria, estudante, agente universitário e professor, representa 33,3% da votação total. Todos têm o mesmo peso e poder de escolha na votação. A instituição tem 855 professores, 209 agentes e seis mil 852 estudantes. A disputa para direção e vice-direção dos câmpus Cedeteg ocorreu com chapa única, “Unicentro em Movimento”. Ricardo Miyahara e Aline Marques Genú, foram reeleitos como diretor e vice, com 94% dos votos. Já no Câmpus de Irati, com 91% dos votos, Ronaldo Maganhotto e Juliana De Conto foram eleitos como diretor e vice. No Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, a chapa “Unicentro em Movimento”, venceu com 53,60% dos votos. Roseli Machado foi eleita como diretora e Gilmar Evandro foi eleito como vice-diretor. A chapa “Unir e Construir”, dos candidatos Léo Raifur e Cláudia Tullio, obteve 41,61% do total de votos. A Unicentro foi criada em 1990 a partir da fusão de duas Faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati. Atualmente, a instituição oferta 40 cursos de graduação, 17 cursos de mestrado e oito cursos de doutorado. (Reportagem: Ingrid Petroski| Narração: Felippe Salles)