Capes autoriza mais seis doutorados nas universidades estaduais do Paraná

12/07/2023
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, aprovou mais seis opções de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas possibilidades de pós-graduação são Administração; Ensino; Ensino de História, essa em três instituições, e Geografia. A lista com as novas ofertas de cursos foi divulgada após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes. O primeiro curso de doutorado da Universidade Estadual do Paraná será ofertado pelo campus de Campo Mourão e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História. Além da Unespar, as universidades estaduais de Maringá e de Ponta Grossa também receberam a aprovação para oferta de doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História. O objetivo do programa é realizar a formação continuada para professores de História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que desde 2012 oferta curso para qualificação de mestres em Ensino de História, é um curso com oferta simultânea nacional em 39 universidades do país e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná recebeu a aprovação da Capes para oferta de duas novas opções nos programas de pós-graduação stricto-sensu para doutorados em Geografia, no campus de Marechal Cândido Rondon, e doutorado profissional em Administração, no campus de Cascavel. O sexto curso aprovado pela Capes é o Doutorado Profissional em Ensino que será ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. O Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP, que já conta com o Mestrado Profissional no Campus de Cornélio Procópio, irá ofertar 12 vagas anuais para o Doutorado na área de concentração de Ensino, Ciência e Tecnologia. Com os novos cursos de doutorado, a rede pública estadual de ensino superior totaliza 317 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Mônica Iurk | Narração: Felippe Salles)