Aplicativo de telessaúde completa um ano com 32 mil atendimentos
19/04/2021
Em um ano, o aplicativo Saúde Online Paraná, criado pelo Governo do Estado dentro da série de medidas para combate à Covid-19, realizou 32 mil consultas médicas, atendimentos psicológicos e consultas de enfermagem. Médicos, enfermeiros, psicólogos, professores e estudantes das universidades estaduais do Paraná atuam nas diferentes etapas de atendimento da plataforma. Desde o início da pandemia, o Governo do Estado investe em diferentes ações de prevenção e combate à doença. O fortalecimento do serviço de telessaúde está entre as principais iniciativas. A plataforma oferta assistência médica e psicológica, acompanhamentos de doenças crônicas, além de informações oficiais sobre o novo coronavírus. Disponível para Android e iOS, o aplicativo foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Celepar, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, criaram o Telemedicina PR. Em novembro de 2020, na nova fase do projeto, a tecnologia foi substituída pelo Saúde Online Paraná, com novas funcionalidades e possibilidade de acompanhamento clínico dos pacientes. A iniciativa possui o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos conselhos regionais de Medicina e de Psicologia do Paraná. Para a coordenadora do Saúde Online Paraná e professora da UEL, Universidade Estadual de Londrina, Daniela Frizon Alfieri, o aplicativo contribui no controle da pandemia, evitando que os pacientes com quadros leves saiam do isolamento para procurar atendimento presencial. //SONORA DANIELA FRIZON ALFIERI// A telessaúde é um segmento que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação na atenção multiprofissional a pacientes. O serviço possibilita o diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem, selecionando uma das seguintes opções: suspeita de Covid-19, retorno de Covid-19 positivo, e contato com Covid-19 positivo. De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou fazer uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8 horas da manhã às 11 horas da noite, diariamente. As consultas acontecem pelo próprio aplicativo. Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os profissionais têm acesso ao histórico completo de consultas anteriores, antecipando diagnósticos e prognósticos. (Reportagem: Gustavo Dornelles. Narração: Flávio Rehme)