UEM tem mais de 33 mil inscritos no Vestibular de Verão e PAS 2024 27/11/2024 - 12:20
Mais de 33 mil pessoas vão concorrer a vagas de graduação na Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. As inscrições para ambos os processos seletivos terminaram em novembro. São 1,2 mil inscritos a mais em relação ao ano passado. Foram 31.899 candidatos em 2023 e 33.115 neste ano, somadas as duas modalidade.
Os editais com a relação de inscrições homologadas podem ser consultados no site da Comissão de Vestibular Unificado (CVU) ou no App Vestibular UEM.
A prova do PAS será aplicada neste domingo (1º) em Maringá e em outras dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Já a prova do Vestibular de Verão 2024 será realizada em 12 de janeiro de 2025. No último domingo (24), porém, candidatos ao curso de Música prestaram a prova de habilidades específicas e o resultado da avaliação já está disponível no site da CVU e no App Vestibular UEM.
Somados, os processos seletivos ofertam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus-sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição: Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Os resultados dos processos seletivos serão divulgados em 31 de janeiro.
Ambos os concursos preveem ingresso em 2025, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil. O próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro do ano que vem. Portanto, os aprovados no Vestibular de Verão e no PAS 2024 ingressarão na Universidade com o calendário já ajustado, o que não ocorria há seis anos.
Outra novidade é que tanto Vestibular de Verão quanto PAS ofertam vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.
Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.
DADOS – Ao todo, 9.189 candidatos se inscreveram no Vestibular de Verão 2024 - um aumento de 4,4% em relação aos 8,7 mil inscritos do ano passado. O processo seletivo oferta 892 vagas de graduação, sendo 489 para ampla concorrência e 403 destinadas às cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).
A maior parte dos candidatos vem do Paraná: 85,7%. O estado de São Paulo é representado por 9,4% dos inscritos, seguido por Mato Grosso do Sul (1,8%), Santa Catarina (1%) e Mato Grosso (0,5%). Os outros 1,5% são oriundos de demais estados brasileiros.
Para o vestibular, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes . As graduações escolhidas não precisam ser de uma mesma área.
O curso de Medicina foi o mais procurado como primeira opção dos candidatos ao vestibular, com 608,6 candidatos para cada vaga na graduação. Entre os cursos mais concorridos, também destacam-se Odontologia (67,75 candidatos por vaga), Ciência da Computação (51,5), Direito Noturno (50,45) e Psicologia (50,45). É possível consultar a relação candidato/vaga de todos os cursos no Vestibular de Verão 2024 aqui , ou por meio do site da CVU e do App Vestibular da UEM
Já o PAS 2024 somou, ao todo, 23.926 inscrições, ou seja, 824 a mais do que em 2023. O predomínio também é de estudantes paranaenses, que representam 84,3% dos candidatos. Ainda há inscritos de São Paulo (12,4%), Mato Grosso do Sul (2,5%), Mato Grosso (0,3%) e Santa Catarina (0,2%), entre outros estados brasileiros (0,2%).
Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.
Neste ano, os 3,2 mil inscritos na terceira etapa do PAS concorrem a 374 oportunidades de ingresso na UEM. São 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas. Novamente, Medicina aparece como o curso mais concorrido, com 159,5 candidatos por vaga na modalidade universal. Biomedicina (63), Ciência da Computação (62), Psicologia (58) e Enfermagem (48) também estão entre as graduações mais procuradas pelos candidatos.
A relação candidato/vaga de todos os cursos ofertados pelo PAS também está disponível nos canais de comunicação oficiais do processo seletivo.
Mais informações sobre ambos os concursos podem ser encontradas nos sites do Vestibular da UEM e do PAS e no App Vestibular da UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.